Resíduos aquáticos
Todos os anos, 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos acabam no maior caixote do lixo da sociedade moderna: o oceano.
Asfixiando os mamíferos marinhos, sufocando os oceanos e pondo em perigo os seres humanos, esta poluição tem muitas consequências nocivas para o ambiente. Só reduzindo-o na fonte é que esta catástrofe pode ser enfrentada de forma sustentável e eficaz.
As nossas acções e exigências
Compreender a origem dos resíduos
Todas estas actividades são complementadas por extensa investigação científica para melhor compreender o problema do lixo marinho. Estudando as águas residuais na fonte e avaliando-as nos rios dos oceanos, procuramos encontrar soluções eficazes para as reduzir.
Sensibilizar e educar os cidadãos
Surfrider Portugal leva a cabo acções de sensibilização e educação dos cidadãos europeus. O objectivo é chamar a atenção para o problema do lixo marinho através da limpeza das praias, lagos e rios. Ao fazê-lo, cada participante torna-se consciente do impacto das suas acções diárias no ambiente marinho.
Lobbying de autoridades públicas
Do nível local ao europeu, Surfrider lidera campanhas contra os plásticos de utilização única, porque acreditamos que o melhor desperdício é aquele que não produzimos. Tal mobilização dos cidadãos é também uma mensagem forte enviada às instituições políticas europeias. É por isso que Surfrider está a fazer campanha para um trabalho de lobby apropriado. Defendemos objectivos qualitativos e quantitativos e ambições para lutar contra este flagelo.