Planeamento costeiro e alterações climáticas
A linha costeira e o litoral evoluem todos os anos com fenómenos naturais tais como a erosão ou a submersão marinha. Através das suas acções, Surfrider Portugal encoraja a consulta entre autoridades locais, empresas e cidadãos, a fim de garantir projectos de desenvolvimento que respeitem a linha costeira e o património e estejam adaptados aos desafios de amanhã.
A linha costeira e o litoral evoluem todos os anos com fenómenos naturais tais como a erosão ou a submersão marinha. O impacto e as consequências destes fenómenos são grandemente agravados pelas alterações climáticas, a subida do nível do mar, eventos meteorológicos extremos e aquecimento dos oceanos, que são as consequências indirectas da actividade humana.
O fenómeno do desenvolvimento costeiro, que se está a tornar cada vez mais importante, também tem efeitos no desenvolvimento costeiro com as repercussões directas da actividade humana no litoral. Através das suas acções, a Surfrider Foundation Europe encoraja a consulta entre autoridades locais, empresas e cidadãos, a fim de garantir projectos de desenvolvimento que respeitem a linha costeira e o património e estejam adaptados aos desafios de amanhã.
Os Estados-Membros da União Europeia são os únicos responsáveis por 10% das emissões globais de gases com efeito de estufa. Com isto em mente, Surfrider iniciou programas de sensibilização e educação desde a sua criação em 1990 para envolver os cidadãos na redução da sua pegada individual de carbono, e para destacar através deste conteúdo as questões relacionadas com a acidificação dos oceanos.
PARTICIPAR, COMPREENDER E INFORMAR SOBRE QUESTÕES CLIMÁTICAS
• Participar na implementação do Pacote Clima e Energia da UE.
• Fornecer dados científicos e conhecimentos especializados sobre os impactos das alterações climáticas na água e nas costas, a fim de os compreender melhor e fornecer propostas de modelização para facilitar a tomada de decisões.
• Informar, divulgando este conhecimento, e sensibilizar o público em geral e os decisores sobre os desafios e impactos das alterações climáticas, através de programas de mobilização. O objectivo é alterar o comportamento e assegurar que o impacto global da produção e do consumo no ambiente seja reduzido.