Advocacia

Surfrider Portugal realiza acções de advocacia com o objectivo de adaptar o quadro legislativo aos desafios de protecção e preservação do oceano, reforçar a política ambiental, e mover o modelo económico para uma transição ecológica que respeite os seres humanos, a natureza e o clima.

Defesa política do Surfrider

Para além das suas acções de sensibilização do público e de incentivo à mudança de comportamento, os lobbies Surfrider fazem pressão para adaptar o quadro legislativo aos desafios de protecção e preservação do oceano, para reforçar a política ambiental, e para mover o modelo económico para uma transição ecológica que respeite os seres humanos, a natureza e o clima.

A associação dirige-se directamente a instituições públicas locais, nacionais, europeias e mesmo internacionais com exigências para melhorar a qualidade da água, preservar o litoral, prevenir a poluição e os resíduos aquáticos, bem como os impactos das alterações climáticas.

Medidas tomadas

Estas acções de advocacia tomam a forma de participação activa em processos de consulta, coligações de ONG, reuniões com representantes públicos e diálogo aberto com agentes económicos. Surfrider também conseguiu que várias directivas fossem adoptadas fora da coligação, nomeadamente sobre plataformas petrolíferas e sacos de plástico.

O objectivo é assegurar a aplicação efectiva da legislação existente, adoptar medidas legislativas ou económicas concretas para a prevenção e redução da poluição na fonte, e adaptar a regulamentação conforme necessário para permitir o desenvolvimento de soluções alternativas sustentáveis.










Surfrider é uma das poucas ONGs com experiência no campo do transporte marítimo. Este trabalho tem sido ilustrado pelo desenvolvimento de um roteiro em coligação com a OMI (Organização Marítima Internacional) para limitar as emissões de CO2.

O transporte marítimo é um sector que apresenta um grande desafio face à transição ecológica e à poluição marinha devido, entre outras coisas, à perda de contentores.

País Estafeta

Advocacia para campanhas de Surfrider

A defesa dos surfistas já conduziu a vários avanços significativos a favor da transição ecológica e de uma melhor preservação do oceano:

2015

Em 2015, na COP21, com a Plataforma Oceânica e Climática, Surfrider impulsionou a integração das questões oceânicas nas negociações internacionais das Nações Unidas sobre as alterações climáticas, levando à sua inclusão no preâmbulo do Acordo de Paris.


2018

Em 2018, Surfrider, membro da Coalition Rethink Plastic, contribuiu para a adopção da Directiva Europeia sobre Plásticos de Utilização Única, apelando à Comissão Europeia, ao Parlamento Europeu e ao Conselho para incorporar medidas ambiciosas de prevenção da poluição plástica, tais como a proibição dos bioplásticos, a redução dos recipientes para alimentos e bebidas e a promoção de alternativas reutilizáveis.

2020

Em 2020, a associação aproveitou a oportunidade da revisão da Directiva Águas Balneares para pedir às instituições que reforçassem os critérios e controlos da qualidade da água, a fim de a melhorar.

Documents à télécharger

Bilan des actions de l'UE 2014 - 2019

os nossos valores

PAIXÃO

A paixão pelos oceanos, pela linha costeira e pelos prazeres que proporcionam anima todos os que apoiam o Surfrider e orienta a acção da organização.

PARTILHANDO

Surfrider está enraizado no valor da partilha e participação através da inclusão e diversidade.

RESPEITO

Surfrider procura uma relação harmoniosa entre o homem e a natureza.