Skip to main content

Qualidade da Água & Saúde

Desde a sua criação, em 1990, a Surfrider Foundation Europe especializou-se no acompanhamento e análise da qualidade da água. Em colaboração com diversos atores locais, trabalhamos para melhorar a comunicação dos resultados e apoiar investigações sempre que os limites legais para níveis bacteriológicos são ultrapassados.



💧 Ciência Cidadã pela Qualidade das Águas Balneares

A qualidade da água é um fator essencial para a saúde pública, o turismo sustentável e a confiança dos banhistas nas zonas balneares. No entanto, em diversas praias portuguesas, a monitorização é insuficiente e muitas vezes limitada à época balnear oficial, expondo os praticantes de desportos aquáticos, como o surf, a potenciais riscos durante o resto do ano.

Para responder a esta lacuna, a Surfrider Foundation criou o projeto 𝗛𝗲𝗮𝗹𝘁𝗵𝘆 𝗪𝗮𝘁𝗲𝗿𝘀 — um programa de monitorização independente e contínua da qualidade da água, com base em ciência cidadã e envolvimento cívico.

Há mais de 25 anos que a Surfrider investiga, monitoriza e denuncia os impactos da poluição costeira um pouco por toda a Europa. Através da nossa rede de voluntários locais, recebemos dezenas de alertas todos os anos sobre resíduos acumulados, descargas ilegais, eutrofização e outras formas de poluição que afetam diretamente praias, zonas balneares e ecossistemas frágeis.

Através do nosso projeto Healthy Waters:

📆 Realizamos análises periódicas em locais onde existe histórico ou suspeita de poluição;
📋 Fazemos monitorização de possíveis problemas de saúde resultantes do contacto com águas poluídas;
🔬 Analisamos dois indicadores-chave de contaminação fecal, E. coli e Enterococos intestinais, em laboratórios certificados e independentes;
📈 Divulgamos os resultados das análises de forma transparente e acessível;
🙋‍♂️ Procuramos trabalhar em conjunto com as autoridades locais e institutos públicos para ajudar a promover mecanismos e soluções para este problema.

Neste momento, o projeto Healthy Waters encontra-se ativo na Praia de Matosinhos, onde é implementado pelo grupo de voluntários da Surfrider Porto. Aqui, realizámos recolhas quinzenais ao longo de todo o ano de 2024, e mensais em 2025, em dois pontos críticos: Ribeira da Riguinha e Carcavelos, bem como no mar em frente a esses ribeiros.

Múltiplas Fontes de Poluição

A qualidade da água está ameaçada por uma série de fontes de poluições causadas pelas atividades humanas, no mar e em terra:

Poluição bacteriológica – consequência de descargas urbanas, esgotos e águas pluviais, ou mesmo do turismo náutico ou de cruzeiros;

Poluição química – metais pesados, hidrocarbonetos, resíduos de medicamentos, pesticidas ou fertilizantes, consequência de produtos utilizados na esfera privada, bem como por agentes económicos;

Poluição por nutrientes – principalmente nitratos e fosfatos;

Proliferação de algas – efeitos diretos das alterações climáticas que aquecem as massas de água costeiras e os rios.

Pela saúde do ambiente e de todos os europeus!

A poluição que compromete a qualidade da água afeta diretamente a saúde de quem a frequenta, seja para banhos, lazer ou prática desportiva. No entanto, até agora, a legislação europeia tem avaliado a qualidade da água apenas do ponto de vista bacteriológico, agindo sobretudo em resposta à poluição e apenas em zonas balneares oficialmente designadas.

BLUE MANIFESTO: ROTEIRO PARA UM OCEANO SAUDÁVEL EM 2030

O Blue Manifesto é um roteiro para alcançar um oceano saudável até 2030. Propõe ações concretas para reverter a degradação dos ecossistemas marinhos, enfrentar as alterações climáticas e garantir um futuro sustentável.

Através do Blue Manifesto queremos promover:
🌊 a proteção e recuperação dos ecossistemas marinhos
💰 o fim dos subsídios que prejudicam o oceano
🔄 uma economia azul sustentável e socialmente justa

O Blue Manifesto foi apoiado por 140 organizações ambientais a nível internacional, e os esforços para o seu desenvolvimento foram feitos pela Birdlife Intenational, Oceana, WWF, Surfrider Foundation, Seas At Rist e Client Earth.